O problema da mobilidade nas grandes cidades, o envolvimento crescente com o trabalho e a necessidade de flexibilizar horários, está levando um número significativo de pessoas a montarem o escritório em casa. Por isso, os home offices são ambientes cada vez mais presentes nos lares brasileiros e podem ser projetados em espaços pequenos. Confira a sugestão de Yuri Migliano, da Loja Criare São Paulo – Ipiranga (SP).

Neste home office de 9m2, a proposta é associar trabalho com prazer. Por isso, o ambiente é moderno, descontraído e clean. Pensando nos dias ensolarados, foi incorporado um blackout à janela para evitar a claridade excessiva na tela do computador. A função dos painéis é esconder os fios, deixando o ambiente organizado. Nichos fixados na parede foram criados para apoiar revistas, livros e enfeites em geral, resultando em uma obra decorativa de extremo bom gosto. Atentando para aspectos de ergonomia, o monitor do computador foi fixado no painel, permitindo o movimento de seu suporte em qualquer direção. A altura da bancada foi pensada também para cadeirantes, atendendo as mais diferentes necessidades. Um projetor foi instalado no painel fixado no teto. Assim, o home office pode também se transformar em um home theater, ficando a janela blackout com dupla funcionalidade. Neste caso, não esqueça da pipoca!

DICA DO PROJETISTA

Portas com sistema fecho-toque conferem elegância e fluidez ao ambiente. Os padrões STONE e HORUS seguem tendências mundiais em madeirados e laqueados.

- Formato em “L”

A distribuição em “L” do mobiliário possibilita uma melhor circulação e esconde os fios que passam atrás da bancada. Os armários posicionados somente na parte inferior conferem um visual clean e elegante.

- Prateleiras

As prateleiras na parede, por serem confeccionadas em tamburato com espessura de 5cm e em MDP com espessura de 2,5cm, dão toque de leveza à decoração. Além da funcionalidade de apoiar livros, revistas e objetos em geral, as prateleiras são elementos decorativos.

- Bancada

A bancada em tamburato com espessura de 5cm possibilita a instalação de iluminação sem fios aparentes e sem a necessidade de “caixa” para a fiação. Acoplado à bancada, há um painel que vai da parede ao teto, onde foi fixada a tela do computador com braço articulado.