Decorar um ambiente com detalhes da cultura oriental pode trazer um toque mais aconchegante, elegante e calmo ao ambiente. A decoração oriental é a fusão de vários estilos, desde o japonês, com seu ar mais sóbrio e sofisticado; passando chinês com suas cores vibrantes e estampas de dragões; até o indiano e tailandês que possuem uma decoração mais mística e rústica. Por isso que essa mistura cultural pequenos detalhes são capazes de transformar qualquer ambiente.

 

Para dar um toque de calmaria sem perder a sofisticação, comece com objetos como pequenas estátuas de Buda, Shiva ou Ganesha em cores claras, como marfim e off white, ou em cores bem escuras, como preto e grafite. A harmonia entre as cores, texturas e elementos que compõem o ambiente deve ser respeitada, pois a maioria das decorações orientais é inspirada em tons da natureza e procura reinterpretar tons naturais para harmonizar o espaço.

 

Chapéus orientais, lustres de papel ou biombos de fibras naturais como bambu, palha e rattan também dão um toque oriental sem perder a originalidade e a elegância do ambiente. Vasos de porcelana chinesa coloridos também são ótimos objetos para se colocar sobre aparadores para dar um ar oriental sem perder a identidade do cômodo.

 

Por fim, nada mais oriental do que utilizar o som da água em ambientes para criar uma atmosfera de equilíbrio, simplicidade e, novamente, contato com a natureza. Para que isso também seja só um objeto de decoração e não mude totalmente o ambiente, escolha pequenas fontes de água. Se você quiser criar um cantinho oriental em casa, junto à fonte, coloque velas, incensos e um pequeno bonsai.